Translate

26/02/23

Livro Sobre “Elias Romão” Homenageia os 217 Anos de Ilhabela


ADQUIRA O LIVRO IMPRESSO — CLIQUE AQUI
LEIA ONLINECLIQUE AQUIou CLIQUE AQUI
BAIXE O PDFCLIQUE AQUI

Em comemoração aos 217 anos da cidade de Ilhabela, a equipe do 'Arquivo Ilhabela' lança o livro ‘Elias Romão: Tempo Que é Bom Que Era Aquele', voltado ao público-geral. A obra com 160 páginas apresenta curiosidades, lendas, folclore, pontos turísticos e aspectos da cultura caiçara.

O livro integra o acervo do ‘Arquivo Ilhabela', focado nas atividades de pesquisa e divulgação da história, memória e patrimônio cultural de Ilhabela. O projeto é coordenado pelo “Instituto Miguel de Souza”, voltado para as atividades desenvolvidas no setor de serviços de comunicação multimídia.

Todo o conteúdo da marca é produzido e revisado pelo pesquisador e jornalista Edson Souza, com registros e ilustrações pelo repórter fotográfico Giliard Miguel. As ações são realizadas na cidade de Ilhabela, litoral norte do Estado de São Paulo.


 Sinopse do Livro

Elias Romão nasceu em 1938 na praia Vermelha, região dos Castelhanos no município de Ilhabela. Sua jornada começa aos catorze anos, quando saiu da comunidade de pescadores para trabalhar embarcado.

Em Itajaí, ele passou em um concurso, garantindo uma vaga no farol da Ponta do Boi, onde fazia a manutenção da estrada e serviços de vigia noturno. Na ocasião, construiu sua casa no Saco do Sombrio.

Ligado a terra e ao mar, ele vivenciou dezenas de aventuras entre macacos, cobras e baleias; outrora perseguido por sereias ou navegando entre cardumes de mexilhões. Seus conhecimentos acerca de uma ilha bem vivida fora compartilhada em quase sete horas de depoimentos deixados por ele.

Respeitando seu último desejo, o bibliógrafo, Arthur Carlos de Freitas, em parceria com o jornalista Edson Souza, realizaram a transcrição e a publicação da obra de Elias Romão, em uma história por ele mesmo, narrando o “Tempo Que é Bom que era Aquele”.

Histórico do Projeto

“Arthur! Quero fazer algo bom. Algo para deixar aqui quando eu não estiver mais. Gostaria de fazer uma entrevista… Você poderia me entrevistar?”

Foi assim, a pedido de Elias Romão que o amigo Arthur Carlos de Freitas iniciou — entre dois de abril á sete de julho de 2007 — uma série de entrevistas; gravando os depoimentos compartilhados pelo destemido pescador de Ilhabela.

A entrevista foi realizada nas dependências do Parque Estadual de Ilhabela, cuja diretoria forneceu além do local, os equipamentos necessários para a sua realização. Em especial, o último encontro foi na residência do senhor Elias Romão, localizada no bairro do Itaguaçu em Ilhabela e contou com a participação de sua esposa Helena dos Santos Romão.

Observação

Este livro é o resultado de um trabalho de transcrição, cuja gravação digital faz parte do acervo do Instituto Miguel de Souza e projeto Arquivo Ilhabela. O conteúdo — personagens, ações e ambientes — faz parte da narrativa compartilhada pelo entrevistado: Elias Romão.

Os textos respeitam as pronúncias, repetições e incorreções gramaticais — relacionadas à língua culta — fazendo jus ao tradicional linguajar local, com as suas gírias e expressões, dos chamados caiçaras.

Ressaltamos que o entrevistado compartilhou as memórias de viver na Ilha dos anos 1938 a 2007. Portanto, os caminhos descritos podem não existir, bem como atividades relacionadas à caça e a pesca que atualmente são proibidas ou seguem normas diferentes das da época.

Dados Sobre o Projeto

Título: Elias Romão Ilhabela

Subtítulo: Tempo Que é Bom Que Era Aquele

Autor: Edson Souza

Capas: Giliard Miguel

Entrevistas: Arthur Carlos de Freitas

Ano de publicação: 2022

Número da edição: Primeira Edição

Número de páginas: 160

Formato do livro: 148x210cm

Gênero do livro: História

Palavras-chaves: Memórias, Historiografia, Histórico, Natureza, Geografia, História, Biografia, Ilhabela, Cultura, Imaterial



Nenhum comentário:

Postar um comentário